quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Egoísmo

Há quem nos queira vender a tese de que se o Estado não usar os nossos impostos para educar os nossos filhos, cuidar dos nossos pais na velhice ou assegurar a dignidade dos nossos pobres, em vez de educarmos os nossos filhos, cuidarmos dos nossos pais ou ajudarmos os nossos pobres, optaríamos por queimar o nosso dinheiro. A dita tese é obviamente absurda mas levanta uma questão importante: se não formos livres para sermos egoístas e para sofrermos as consequências desse egoísmo, alguma vez sentiremos a necessidade de ser generosos?
Tomás Belchior, no Diário Económico

Quem nada tem, nada pode dar. Quem se anula a si mesmo, nada é. Eu dou. Eu partilho. Eu ajudo. Eu comungo. Eu sou generoso. Eu sou solidário. Eu sou amigo. Eu tenho amigos. Sem eu não sou nada. Sem eu, tu tens de dar. Tu tens de partilhar. Tu tens de ajudar. Tu tens de comungar. Tu tens de ser generoso. Tu tens de ser solidário. Tu tens de ser amigo. Eu não tenho nada. Egoísmo é ter direito ao ego. É ter direito a ser, a fazer, a viver. Egoísmo é ter direito a escolher aqueles com quem somos generosos. É ter ego suficiente para não viver às custas de ninguém. Eu sou tanto quanto seja humanamente capaz!!!

A man without ego is a man without self. A man without self is a man without conscience. He's everything but a man.

Sem comentários:

Enviar um comentário